Site icon Oi Houston!

Como alugar casa em Houston? Como escolher a escola?

Ainda no Brasil pesquisamos em dois sites de imobiliária de Houston, zillow.com e trulia.com. Queríamos ter uma idéia dos imóveis disponíveis para alugar. Além destes dois sites, descobri um outro já morando aqui, har.com. Baixei um aplicativo grátis no iPhone e no iPad deste último site e gostei muito.

Ao pesquisar sobre as escolas públicas, descobrimos que no distrito de katy, cidade vizinha colada em Houston, a maioria das escolas públicas eram muito boas. Então decidimos morar um pouco mais afastado do centro para ter maior qualidade de vida e com excelentes escolas.

Pela comunidade fechada do facebook conheci uma corretora brasileira muito atenciosa e prestativa, a Danusa Carneiro. Outras brasileiras já haviam usado seus serviços e ficaram satisfeitas. Recomendo!!

Pesquisamos as escolas pelos sites greatschool.org e schooldigger.com e selecionamos as que mais gostamos para a corretora. Ela pesquisou as casas disponíveis na área destas escolas com o aluguel na faixa que gostaríamos de pagar e nos mandou ainda no Brasil para olharmos. Reservamos com a corretora 3 dias para visitarmos as casas.

O processo é bem interessante. A corretora reserva a visita e pega uma autorização que via celular junto com uma outra máquina libera um código para abrir e pegar a chave no lock que fica na porta da casa.

Chegamos no dia 28/02 e visitamos 10 casas e mais outras nos dois dias seguintes. Visitamos no total 18 casas. As casas que visitamos em Katy tinham incluso no aluguel, na maioria delas, na cozinha (geladeira, lava-louças, fogão e microondas) e na lavanderia ( lavadora e secadora de roupa) completas. Gostamos de várias casas mas após avaliarmos vários fatores decidimos fazer a aplicação para somente uma. Visitamos as escolas e gostamos bastante do espaço físico e os funcionários foram muito gentis e atenciosos.

Na aplicação é necessário passar para a corretora o SSN (número do seguro social, espécie de CPF) de todas as pessoas maiores de 18 anos que morarão na casa. Pagamento de uma taxa de 35 dólares ( não reembolsável) para  checarem os antecedentes criminais, o credit history e mais alguma coisa que eu não saberia dizer. Meu marido tinha o SSN pois ele morou aqui o ano passado. Como eu ainda não tenho o SSN, não precisei pagar a taxa. Eu não seria pesquisada.

Foi necessário o xerox do passaporte, contrato de trabalho ou contracheque e comprovante de renda do Brasil. Após 48 horas a imobiliária avaliou a nossa aplicação e aprovou para fazer o contrato. O contrato ficou pronto, após ambas as partes assinarem, em dois dias.

Resumindo, entregamos a papelada na segunda, dia 03/03 e pegamos as chaves da casa no dia 07/03, sexta-feira. Assim que aprovaram a nossa aplicação começamos a ligar para as empresas de serviços para eles ativarem a luz, a água, e o gás em nosso nome. Somente o gás foi necessária o agendamento  da visita de um técnico. A corretora nos indicou algumas empresas de serviços.

Escolhemos a região Cinco Ranch, em Katy, para morarmos. É uma comunidade muito bacana, quase que completamente de casas e  com excelentes escolas. Alguns condomínio são fechados. Optamos por uma casa fora do condomínio. Não gostamos da casa que visitamos do condomínio que parecia ser bem seguro. Todos que moram no Cinco Ranch usufrui de uma grande variedade de entretenimento já incluso no valor do aluguel. Quadras de tênis, piscinas, campo de golfe e outros. O imposto da casa ( como se fosse o IPTU)  e  também estas áreas de lazer quem paga é o proprietário do imóvel. Estou bastante animada!

Na escola, para matricular os meninos precisa do contrato de locação da casa  e da avaliação do Testing Center para checarem a proficiência do inglês. Eles avaliam e classificam a criança no nível de fluência para colocarem  no programa ESL ( english second language). As crianças frequentam a sala de aula comum e paralelamente recebem ajuda para desenvolver o inglês. A escola é horário integral. Na escola escolhida é passada as informações necessárias e a papelada para ser preenchida. A escola pública recebe crianças a partir de 5 anos completos até setembro. Eles chamam de Kindergaten. Crianças estrangeiras de 3 a 5 anos sem domínio do idioma inglês tem acesso ao pre kindergaten (PK) na escola pública. O período na escola é menor que as demais turmas, 3 horas. Os pais das crianças matriculadas nas escolas públicas também tem acesso a esse programa ESL. Aulas gratuitas de inglês 4 vezes por semana com três níveis de dificuldade disponíveis.

A semana do Spring Break está chegando! As escolas públicas não funcionam no período do dia 10/03 ao dia 15/03. Muitas atividades são desenvolvidas neste período nos museus, parques. Os centros de lazer e entretenimento estarão bastante cheios. Depois conto tudo aqui no blog o que fizemos de legal!

Fonte: alohouston.wordpress.com

Exit mobile version